Enilce M. Oetterer, Sócia-Diretora da Encosmética, publica artigo sobre o mercado brasileiro de fragrâncias na revista internacional Euro Cosmetics do mês de janeiro de 2015, que inaugura a coluna sobre Mercado brasileiro na referida revista.

Sob o título de “Exploring the Brazilian fragrance Market: a view of consumer habits, preferences and technology”, o artigo é dividido em duas partes: a primeira informa dados do mercado brasileiro de fragrâncias e a segunda traz uma visão sistematizada sobre perfumes e substâncias aromáticas.

Inicia-se a primeira parte do artigo com uma visão global do mercado brasileiro de fragrâncias, a partir de indicativos de preferências e hábitos que diferem por região geográfica, por características climáticas, por questões socioeconômicas e pela observação de sua multiculturalidade e miscigenação. 

São expostos dados como os nomes das principais marcas nacionais de fragrâncias, as tendências olfativas e tendências genéricas nacionais que garantem o sucesso junto ao público consumidor.

A segunda parte do artigo traz definições de perfumes, utilização de substâncias aromáticas e odoríferas em produtos cosméticos, propriedades, desenvolvimento e processo de fabricação de um perfume. 

São descritos os tipos de propriedades das substâncias aromáticas, sua volatilidade, fases de percepção olfativa, porcentagens das fragrâncias e categorização dos produtos. 

A notícia completa pode ser acessada aqui

Sobre a Euro Cosmetics

Euro Cosmetics é uma revista periódica alemã direcionada para a indústria de cosméticos e fragrâncias que tem reconhecimento e circulação mundial. A Euro Cosmetics é uma publicação bilíngue, alemão e inglês, e está disponível em versão impressa, e-paper e edição em .pdf.

Os assuntos abordados na revista são: desenvolvimento, produção, testes científicos de novos ingredientes ativos e os aspectos técnicos dos processos de manufatura de produtos cosméticos. Alude-se também ao mercado cosmético ao redor do mundo também, sobre tendências e negócios.

Há entrevistas mensais com empresários e líderes de indústrias cosméticas sobre tópicos recorrentes do setor. Além disso, há uma coluna sobre embalagens e equipamentos, que contém artigos profissionais, informativos sucintos e novidades sobre a indústria de embalagens.

Por fim, é publicado anualmente o Guia de Matérias Primas Cosméticas, que se trata de um trabalho de referência de todos os produtores e fornecedores  de matérias primas do setor.