Pela primeira vez, a Data Mining International (DMI) afirma que os tratamentos cosméticos podem melhorar não apenas a aparência das pessoas, mas também sua qualidade de vida, dando um novo peso ao mantra “sinta-se bonito, sinta-se bem”.
 
Usando sua ferramenta BeautyQoL, originalmente patrocinada pela L’Oréal Research & Innovation, a empresa, com sede em Genebra, trabalhou com dermatologistas, cirurgiões plásticos, especialistas em avaliação e matemáticos, para estabelecer os benefícios humanísticos da melhoria da qualidade de vida e do bem-estar geral relacionados à aparência física.
 
O BeautyQoL é composto por 42 questões que abrangem diferentes aspectos relacionados à qualidade de vida, e foi validado em 16 idiomas e 13 países.
 
O instrumento não é específico apenas para cosméticos e aparência física, mas também para outras variações na qualidade de vida, não importa quão pequenas, provocadas pela utilização de produtos cosméticos e de cuidados de beleza, ou mudanças na aparência física subsequentes a intervenções estéticas.
 
“O questionário BeautyQoL é o único instrumento hoje existente, construído especificamente para discriminar pequenas diferenças de qualidade de vida culturalmente relevantes no que se refere a cosméticos e aparência física, constituindo, assim, a ferramenta mais robusta para aplicações em investigação científica e de mercado em cosmetologia”, diz Dr. Ariel Beresniak, CEO da Data Mining International.
 
O questionário mede a melhoria na qualidade de vida relacionada à aparência física, e a equipe responsável pela pesquisa diz que suas potenciais aplicações são amplas, incluindo-se a avaliação e diferenciação de produtos cosméticos e de beleza, bem como outros tratamentos dermatológicos e procedimentos anti- envelhecimento.
 
No momento, ele está sendo usado em vários estudos promovidos quer pela indústria de cosméticos e cuidados de beleza ou por organizações de pesquisa acadêmica.
 
Ferramentas relevantes
 
Em uma sociedade onde tanto se valoriza juventude, saúde, estética e bem-estar, cosméticos para a pele ou produtos para os cabelos ganharam enorme popularidade.
 
Considerando-se que este mercado é muito competitivo e vive em constante mudança, estabelecer o valor de produtos cosméticos inovadores, incluindo-se os seus benefícios sobre o bem-estar, tornou-se cada vez mais relevante, de acordo com o DMI.
 
“O uso de instrumentos de avaliação cientificamente reconhecidos, tais como o questionário BeautyQol, proporcionará vantagens claras na geração de resultados coerentes, ou para diferenciar um produto de outro, ou ainda para diferenciar a aparência física de produtos diferentes”, diz o instituto de pesquisa.
 
“Esse tipo de pesquisa não apenas mostra os benefícios das intervenções cosméticas sobre qualidade de vida, mas também parece fundamental no desenvolvimento de futuras inovações na área de saúde e beleza em benefício dos consumidores e da sociedade.”
 
Fonte: Cosmetics-Design e Cosmetic Innovation