A parceria de pesquisa pode levar a novos avanços na biologia cabelo e engenharia de cabelo. A tecnologia de bioprint imprimiria biologicamente um folículo piloso por meio de um equipamento específico, chamado bioprinter.
A L'Oréal tem uma parceria com a Poietis para avançar a pesquisa e desenvolvimento da tecnologia que permite que um folículo de cabelo seja impresso biologicamente.
A L'Oréal esteve comprometida com a engenharia de tecidos por quase 30 anos e possui conhecimento e experiência única no campo de biologia do cabelo. Por sua vez, a Poietis desenvolveu a “tecnologia bioprinting” assistida por laser para produzir tecido biológico e células em 3D com resolução celular extremamente elevada e mais de 95% de viabilidade celular.
Com as capacidades de ambas as empresas combinadas, poderia ser possível a criação de um folículo funcional que fosse capaz de produzir cabelo.
Como a tecnologia Poietis funciona
A “tecnologia bioprinting” desenvolvida pela Poietis envolve sucessivamente camadas de micro gotas de “bioinks” (“tinta” biológica) usando uma varredura rápida por um feixe de laser. O tecido biológico vivo criado deve, então, ser envelhecido durante cerca de 3 semanas antes de poder ser usado em testes.
Trabalhando para novos avanços no crescimento de cabelos
Fabien Guillemot, CEO e Diretor Científico da Poietis, diz: "Estamos muito orgulhosos de estar trabalhando com a L'Oréal. O fato de que uma empresa de renome mundial está adotando a nossa tecnologia é um passo importante”.
Bruno Brisson, Gerente Geral e Diretor de Negócios da Poietis, comenta: "Nossa parceria com a L'Oréal deve levar ao desenvolvimento de aplicações inovadoras em termos de engenharia de tecidos”.
José Cotovio, Diretor de Métodos Preditivos e Modelos de Departamento da L 'Oréal Recherche & Innovation, acrescenta: "Para a L'Oréal, a combinação de nossas respectivas áreas de especialização abre a possibilidade de realizações inéditas no campo dos cabelos. Esta parceria de pesquisa é muito estimulante para as equipes de pesquisa avançada".
Fonte: Beauty Packaging