O público de 26 a 35 anos possui 21% de importância para categorias de cuidados pessoais.
Nos últimos tempos, os homens têm se mostrado bem mais vaidosos e estão desembolsando mais em produtos de cuidados pessoais, mesmo em um ano de desaceleração econômica. Em 2016, esse público ganhou importância principalmente em produtos para cabelos, incluindo shampoo, condicionador e coloração, e para cuidados com a pele, nos segmentos de tratamento e limpeza facial e em cremes para o corpo. Eles também se interessam por produtos de Higiene&Beleza premium, até mesmo mais que as mulheres, e em itens que os ajudam a se expressar com apelos e benefícios masculinos.
Diante desse cenário, hoje o varejo ainda tem muitas oportunidades de alavancar as vendas de produtos específicos para esse público. O estudo para o mercado masculino realizado pela Nielsen aponta que o consumo masculino na categoria de Shampoo, por exemplo, é de 17%, enquanto a importância das vendas de marcas masculinas dessa categoria no varejo, no mesmo período de comparação, é de apenas 4%.
E qual é o perfil desse consumidor? O público de 26 a 35 anos possui 21% de importância para categorias de cuidados pessoais. Esses jovens serão os homens do futuro e podem influenciar as novas gerações, impulsionando ainda mais essa tendência.
Mas por mais que eles estejam mais vaidosos, a frequência de compra de produtos de cuidados pessoais entre os homens é 39% menor do que entre as mulheres. Dessa forma, para atraí-los, tanto a indústria quanto o varejo precisam ter um posicionamento mais impactante para o mercado de Higiene&Beleza masculino, enriquecendo o ponto de venda com marcas e versões voltadas para esse público. Também devem trabalhar de melhor maneira a comunicação nesses locais com ações promocionais que facilitem o entendimento dos homens. De acordo com um estudo de Neurociência da Nielsen, mensagens com foco em esporte, sexualidade, competição e automóveis podem ser grandes apostas.