O 30º Congresso Brasileiro de Cosmetologia foi um sucesso. E a Encosmética colaborou novamente para decisões importantes do evento, desde a escolha do tema do Congresso e do conteúdo de palestras, dos palestrantes magistrais e do fórum de repelentes: Enilce M. Oetterer atuou como Coordenadora dos Workshops. Confira o que aconteceu!

A 30ª edição, organizada pela Associação Brasileira de Cosmetologia, foi realizada em novo espaço, no São Paulo Expo, nos dias 23, 24 e 25 de maio de 2017 e teve uma repercussão imensamente positiva, segundo depoimentos dos participantes.
 
O tema deste ano “Inovação e Tendências: a influência do consumidor” veio de encontro às expectativas do público presente, que tem interesse em criar estratégias para se tornar relevante e agregar valor a seu produto/marca. A demanda do setor por seguir tendências dos consumidores e inovar é crescente, especialmente em um período de crise, sendo o método mais eficiente para captar novos clientes e fidelizar os antigos.
 
Por essas razões, o conteúdo oferecido durante os três dias apostou em temas que tratam sobre nichos específicos do mercado cosmético, como cosméticos halal, cosméticos veganos, mercado de luxo, cosméticos para pacientes oncológicos e design multissensorial com base em neurociência.
 
Neste ano, o evento trouxe também três Workshops após o período de programação do Congresso. Foram eles: Workshop de Biodiversidade, Workshop de Empreendedorismo e Tecnologia e Workshop sobre o Perfil do Consumidor. A Coordenadora Geral dos Workshops foi Enilce M. Oetterer, Sócia Diretora da Encosmética e Diretora administrativa da ABC. Além disso, Enilce coordenou internamente os Workshops de Empreendedorismo e Tecnologia e O perfil do Consumidor.
 
O Workshop de Empreendedorismo e Tecnologia aconteceu no dia 24 de maio de 2017 e contou com três palestras sobre a temática. A primeira palestra, “Viabilizando projetos tecnológicos para empreender no setor”, foi proferida por Rosangela Conrrado, do Senai Mario Amato. A segunda palestra, do Dr. Leandro Antunes Berti, do MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações), teve como tema a “Nanotecnologia – Soluções para Cosméticos Inovadores”. A última palestrante foi a Mari Tomita Katayama, do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) e tratou sobre as “Tecnologias a favor do desenvolvimento competitivo às micro e pequenas empresas”. Após as apresentações, houve um debate com os palestrantes, a coordenadora do Workshop, Enilce M. Oetterer, e os participantes.
 
No último dia (25/05), três palestras contemplaram o Workshop sobre o Perfil do Consumidor. A primeira, de Airton Rodrigues, da FACAMP (Faculdade de Campinas), abordou as “Tendências do consumidor”. Em seguida, Gisele Souza, da Givaudan, dissertou sobre o tema “Perfumaria fina ou produtos cosméticos: qual o destino das fragrâncias?”. A terceira palestra teve como título “O marketing e a aplicação de suas ferramentas” e foi proferida por Christiano França, da UNICAMP. Assim como no Workshop de Empreendedorismo e Tecnologia, neste houve também um debate entre palestrantes, coordenadora (Enilce) e os participantes.